Bob Fosse e Michael Jackson

Uma pequena serie de “coincidencias” entre os movimentos de Bob Fosse e Michael Jackson, todas coincidentes em demasiado:

http://www.youtube.com/watch?v=QUlEBhGgEe0&feature=related

Nao vi o filme, so ouvi falar. Deve ser lindao!

Por Júlio Robson

O “Pequeno príncipe” é uma pequena obra prima tardia, de 1974, de Stanley Donen, parceiro de Gene Kelly, diretor de clássicos como “Dançando na chuva” e “Sete noivas, para sete irmãos”.

Bob Fosse era diretor de teatro e cinemas, coreógrafo e dançarino, com carreira desde meados dos anos 1950. Foi dos mais importantes diretores e coreógrafos da Broadway e de cinema dos anos 60 e 70, dirigiu “Chicago” (no teatro), “Cabaret” e “All that jazz” (no cinema), dentre vários outros. Parceiro de Liza Minelli, fez com ela um programa de TV maravilhoso chamado “Liza with a Z” (com versão importada em DVD e trechos no You tube). Era louco por objetos como o chapeu e a bengala, que sempre incorporava nas coreografias.

Já Michael Jackson começou a dançar nos anos 80, ao menos as coreografias maravilhosas que todos conhecemos. Portanto, foi Michael quem se inspirou e não o inverso. Aliás, Michael misturava referências como James Brown e Fred Astaire. Além de Fosse, óbvio.

Nada disso tira a genialidade de nem um deles. Gênios são gênios porque se inpiram em outros que vieram antes deles. Acho fascinante perceber essa proximidade entre os dois, Fosse e Jackson, mas se prestarmos bem atenção, vamos perceber nos movimentos da serpente, na cena acima, um ritmo mais jazzístico. Enquanto Michael era mais pop e funk na sua dinâmica. Um mais leve e refinado, outro mais rápido e vibrante.

A genialidade é assim, cada um acha o seu caminho, o seu jeito de fazer.

Eu, obviamente, sou de todos esses caras, que fizeram o melhor que há na cultura americana.

Anúncios
  1. mfKrp6 dmunjkaybkpd, [url=http://qkanzacxidef.com/]qkanzacxidef[/url], [link=http://zdbadyovqbfe.com/]zdbadyovqbfe[/link], http://iihjgzwwyfej.com/

  1. 3 de janeiro de 2010
    Trackback from : Trackback

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: